Assessoria de imprensa: você está fazendo isso errado
- Karen Vidaleti
- 24 de fev. de 2016
- 2 min de leitura

Relacionamento com profissionais de veículos de comunicação é recurso-chave da assessoria de imprensa para alcançar a sua principal finalidade: dar visibilidade e moldar a imagem de uma empresa, nome ou marca junto à opinião pública. A atividade, que se estabeleceu após a crise de 1929, surgiu ainda em 1906, através do norte-americano Ivy Lee, que abandonou o jornalismo para abrir o primeiro escritório de relações públicas do mundo. Mais de um século depois, alguns erros tornaram-se comuns entre os profissionais que desempenham a atividade.
O primeiro, e talvez o maior deles, consiste na falha ao identificar o que interessa ao jornalista de redação, ou seja, o que é notícia. Nem todo acontecimento ou resultado conquistado pela sua empresa tem valor para a imprensa. Portanto, antes de produzir um release, aplique os critérios de noticiabilidade e, assim como os veículos de comunicação, valorize o interesse público. A tentativa de transformar um publieditorial em release só enfraquece a relação do assessor com a imprensa.
Além das falhas técnicas na escolha da pauta e na escrita, outros erros comuns acontecem justamente na etapa de relacionamento com o profissional de imprensa. Pedir para ver as perguntas do repórter ou para ler a reportagem antes da veiculação são faltas graves quanto se trata de assessoria de imprensa. Isso porque elas expõem a falta de confiança entre assessor e o jornalista de veículo.
Desrespeito aos prazos alinhados com o jornalista, ausência da fonte em entrevista agendada ou desmarcar minutos antes da conversa programada são práticas que você deve se empenhar para eliminar da sua rotina. Não se pode esquecer da importância de observar o timing do release. Se aconteceu ontem e você vai enviar à imprensa hoje, pode-se dizer que a possibilidade de ser notícia está quase extinta. Também não exagere no follow up, reserve-o para uma sugestão de pauta especial. E, ressalte-se, nunca trate os jornalistas de veículos menores de forma diferente.
Ivy Lee (foto) tá vendo você fazendo assessoria de imprensa errado.
Comments