top of page

Oito livros que todo empreendedor deve conhecer

  • Bruna Santos de Souza
  • 26 de abr. de 2016
  • 5 min de leitura

Na literatura não-técnica ligadas a administração existem inúmeras obras que podem auxiliar os empreendedores em dúvidas relacionadas aos seus negócios, assim como servem para aumentar seus conhecimentos sobre o mercado e os desafios de crescer. Pensando nisso, selecionamos oito livros que todo o empreendedor tem que conhecer e ler e vão além dos tradicionais A arte da Guerra e Marketing de A a Z.

1- O empreendedor viável – uma mentoria para empresas na Era da Cultura de Startup

O livro O empreendedor viável – uma mentoria para empresas na Era da Cultura de Startup, de autoria André Telles e Carlos Matos (Leya Brasil, 2013), fala sobre o motivo das startaups vivarem sucesso. Os autores foram atrás do que motiva crescimento das empresas deste segmento. Para Telles e Matos a fórmula do sucesso não é nenhum segredo e está no conceito de Mínimo Empreendedor Viável: aquele que oferece ao investidor a segurança mínima de um modelo de negócio, que será desenvolvido de modo a gerar um plano sustentável e que dará retorno financeiro. Além desta dica, os autores trazem a foco outros meios e variáveis capazes de definir o crescimento de uma startup todos eles aliados ao principal: o amor ao que se faz.

2- O poder do hábito

O poder do Hábito, de Charles Duhigg (Objetiva, 2012), fala sobre como o hábito pode ajudar as pessoas a buscarem e conquistarem tudo aquilo que querem. A história se baseia numa jovem que durante dois anos transformou todos os aspectos de sua vida. Parou de fumar, correu uma maratona, teve melhoras significativas de saúde e ainda foi promovida no emprego.

Para entender melhor como o hábito influencia na vida das pessoas, Duhigg baseou-se na leitura de centenas de artigos acadêmicos, entrevistas com mais de trezentos cinetistas, executivos e pesquisas realizadas com dezenas de empresas. Neste estudo ele não apenas entendeu como o nosso organismo funciona quando há um hábito, mas como uma rotina e as nossas escolhas são importantes para a melhoria e desenvolvimento da saúde, da felicidade, de como se tornar uma pessoa mais produtiva, criar empresas revolucionárias e o sucesso pessoal e profissional. E o melhor os resultados são dados de forma simples e direta.

3- #VQD – Vai Que Dá!

#VQD – Vai Que Dá!, obra organizada por Joaquim Castanheira (Portfólio Penguin, 2014) traz a história de dez empreendedores que estão transformando o Brasil com o impacto positivo de seus negócios. As histórias são comentadas por mentores que acompanharam de pertos os desafios que cada um teve ao desenvolverem suas empresas e mostram que não há um trajeto definido para o sucesso e que se possa explicar em teorias e manuais.

No livro Castanheira mostra que cada um dos empresários seguiu uma trajetória diferente, no qual só assemelham pelo brilho no olhar ao relatarem suas jornadas. O exemplo desses empreendedores tem o poder de motivar todos aqueles que querem encontrar seus próprios caminhos no mundo do empreendedorismo.

4- A lei do Triunfo

A lei do Triunfo, de Napoleon Hill (José Olympio, 2015), foi originalmente escrita em 1925. Apesar de antiga, a obra é atemporal e traz importantes lições práticas para o sucesso.

Napoleon Hill, então com 25 anos, financiado pelo magnata do aço, Andrew Carnegie, em 1908, começou a pesquisar sobre o que levou homens a chegar ao sucesso e investigou suas carreiras. Durante cerca de duas décadas ele foi motivado a descobrir se o sucesso vinha porque estes homens eram especiais ou se existia um gene do sucesso. Nesta pesquisa ele ouviu mais de 16 mil pessoas, entre elas os 500 milionários mais importantes da época.

Através deste estudo o jornalista descobriu que existem 16 passos simples para quem quer chegar ao sucesso.

5- A cabeça de Steve Jobs

A cabeça de Steve Jobs, de Leander Kahney (Agir, 2008), foge das tradicionais biografias. Neste livro, Kahney contou a história de Jobs mostrando todas as nuances do homem que revolucionou o mundo digital a partir dos anos de 1970. Enquanto nas páginas são contadas as lendárias histórias de Stve Jobs, como seus momentos de criatividade, seus acessos de raiva e seus momentos de uma pessoa comum, a contradição deste gênio tenta ser explicada.

Verdade seja dita, o autor ao falar sobre essa história destilou os princípios que guiaram Jobs a lançar produtos arrasadores que conquistaram o mercado e milhares de fãs. Uma obra que vai além, é um guia de liderança para quem quer fazer diferente.

6 - Virando a própria mesa

Com humor bastante ácido e críticas inteligentes ao atual momento das empresas, Virando a própria mesa, de Ricardo Semler (Rocco, 2002), foi editada pela primeira vez em 1988, e até hoje é uma das obras não-técnicas referências no setor de maior sucesso, principalmente porque foge do estilo autoajuda.

A obra promove a discussão sobre o relacionamento e as diferenças entre multinacionais e as empresas brasileiras, no qual aponta os vícios que levam companhias importantes à bancarrota e aconselha como pequenas atitudes são geradoras de grandes resultados. Entre essas atitudes está na abolição do cartão ponto, investir e incentivar os funcionários a ler, encarar os funcionários como seres humanos. Semler explica que quando os princípios e virtudes são combinados com antigas teorias são capazes de trazer ao campo da administração um futuro mais justo e lucrativo a empresas e a sociedade.

7- Diferente – Quando a exceção dita a regra

Diferente – Quando a exceção dita a regra, de Youngme Moon (Best Seller, 2011), busca desconstruir o mito do crescimento pela igualdadade e da padronização, mostrando, através de exemplos como Google, Dove, dentre outras, que para crescer e dar certo e ter sucesso é necessário ser diferente do que já existe. O livro. que lembra uma conversa informal com alguém, reflete profundamente sobre como nossa sociedade funciona: o comportamento em rebanho, o antimarketing, a hostilidade ao consumidor. A mensagem que a autora passa indica uma curiosa posição fora do redemoinho competitivo que não leva a lugar nehum. Youngme associa lições provenientes de pesquisas, estudos de caso sobre empresas e experiências em sala de aula para contar histórias de anticonformistas.

8 - O Lado Difícil Das Situações Difíceis: Como Construir Um Negócio Quando Não Existem Respostas Prontas

O Lado Difícil Das Situações Difíceis: Como Construir Um Negócio Quando Não Existem Respostas Prontas, de Ben Horowitz (Wmf Martins Fontes, 2015), salienta que existe um lado bom quando tudo parece difícil e complicado de resolver-se.

Ben Horowitz contou no livro a sua própria história de como ele fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia, e oferece conselhos essenciais e normas de sabedoria prática pra empreendedores que querem resolver problemas mais difíceis, principalmente aqueles que não são contados nas faculdades de administração.

Horowitz, grande fã de rap, ilustra as lições empresariais com letras de suas músicas favoritas e fala a verdade nua e crua sobre os assuntos mais espinhosos, desde como demitir um amigo até saber o melhor momento para vender a empresa.

*Todas as imagens são de divulgação das editoras - Atualizado em 27 de abril de 2016.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 - All rights reserved

SIGA SER CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page