top of page

A importância de investir em comunicação em tempos de crise


Como está a comunicação da sua empresa? Espero que bem, pois é muito importante investir neste tipo de serviço em tempos de crise. Parece loucura, eu sei, quando pensamos que neste momento fazemos cortes. Mas pense bem, com tanta facilidade que as pessoas têm atualmente em se informar, já que estão sempre a presença de um meio, como televisão, rádio, jornais, revistas e internet como a sua marca será vista e lembrada?

Usando apenas o exemplo da internet, no qual atualmente cerca de 77% das pessoas acessam as redes sociais para ver o que os amigos e outros falam sobre determinadas empresas, produtos e serviços, sendo que no Brasil são 96,4* milhões de usuários, o trabalho de comunicação é utilizar ferramentas que permitem construir e melhorar a marca de empresas, entidades e até pessoas, seja no meio digital seja no físico, auxiliando-as na conquista de novos seguidores, traçando metas e estratégias alinhadas ao gerenciamento administrativo para o desenvolvimento e o crescimento e o alcance dos objetivos do empreendimento.

Logo, o trabalho da comunicação se torna importante para que as marcas, sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes, se posicionem perante o grande público, se mantenham no boca a boca, evitem crises, atraiam novos clientes e fidelize os antigos, justamente quando os consumidores ficam mais receosos em relação a compras, em virtude, do frágil momento econômico que o País vive.

A comunicação empresarial: conheça como funciona as principais formas

Existem inúmeras vantagens quando se investe em comunicação empresarial. O mais bacana é que este tipo de comunicação não auxilia apenas na conversa entre empresa e clientes. Ela é versátil e conversa com os mais diferentes públicos, como fornecedores, parceiros, empregados e etc. Com isso, a comunicação empresarial costuma ser mais barata e eficaz, tanto em curto tanto a longo prazo.

Marketing Digital: essa é uma das formas mais eficientes de manter a presença de uma marca nas redes sociais. O investimento é baixo se comparado com o gasto em publicidade e em outros meios. É as vantagens são o imediatismo, os feedbacks são recebidos quase que instantaneamente; é possível acompanhar a concorrência de perto; o boca a boca faz com que os clientes satisfeitos propaguem a satisfação nas redes; é possível conquistar novos públicos; os resultados podem ser obtidos de forma mais rápida e mensurada. Desta forma une de forma direta empresa e públicos, sejam eles consumidores ou parceiros.

É deste serviço que se incluí o SAC 2.0 tão importante para as empresas que estão presentes na internet. Assim que uma reclamação é feita, o social média, o profissional responsável, consegue respondê-la e desta maneira evitar que aquele comentário ruim e simples ganhe uma proporção gigantesca. Desta maneira, a crise é evitada, o cliente tem seu problema resolvido e ele fica, na maioria das vezes, satisfeito com o atendimento.

Assessoria de imprensa: a principal tarefa deste meio é cuidar e gerir o relacionamento entre pessoas físicas, entidades, empresas públicas e privadas com seus diferentes públicos e a imprensa. Geralmente, quando surge uma novidade ou uma informação importante é o assessor de imprensa o responsável por divulgar essas informações para a imprensa, jornalistas e os públicos internos e externos. Também é da alcunha deste profissional cuidar da marca, planejando e projetando ações de desenvolvimento e gerenciamento de crises, a fim de evitá-las e/ou saná-las rapidamente quando surgem.

Produção de conteúdos: este tipo de comunicação é eficiente quando a marca possuí algum tipo de meio para se comunicar com seus públicos, além das redes sócias, como blogs, sites, revistas, jornais corporativos, rádios e canal televisivo exclusivo. O produtor de conteúdo, de preferência jornalista, é o responsável por produzir e realizar textos, artigos, reportagens e demais conteúdos escritos para serem publicados nestes veículos. Geralmente são eficazes para veicular notícias internas e informações para os públicos mais segmentados.

*Pesquisa do IBGE em 2015

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page