O quão importante é ter um social media dentro da sua empresa
- Laura Toscani - Jornalista da Ser Conteúdo
- 17 de mar. de 2016
- 3 min de leitura

Não é novidade que hoje em dia as redes sociais dominaram o mundo web de uma forma avassaladora. Os formatos de informação diante de sites de relacionamento e comunicação transformaram-se em aliados essenciais dos investidores, vendedores e de demais empresas que buscam ser vistos pela sociedade. Os verbos compartilhar, publicar, curtir e comentar se transportaram para a linguagem mundial dos navegadores.
Citando apenas redes mais conhecidas, como o Twitter, Facebook e Instagram, esses são responsáveis por 75% dos acessos diários dos internautas. De acordo com o IBGE mais de 17 milhões de pessoas buscaram ou realizaram alguma compra no comércio ou de serviço em 2015. O Brasil é o 2º maior país em pessoas buscando produtos, atividades e profissionais nas redes, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Ou seja, são dados bastante relevantes para quem ainda estava em dúvida de colocar ou não de por o seu negócio no meio digital.
Claro que não estamos falando aqui de qualquer incumbência. Hoje, existem profissionais capazes de cuidar exclusivamente de suas contas da internet e também de monitorar os seus rankeamentos diante do crescimento através de suas redes. Uma pesquisa realizada pela Revista Business Week averiguou que negócios que entraram para o mercado web cresceram consideravelmente após gerar o engajamento de sua marca se comparado aos que decidiram permanecer no mundo offline.
Mas para todo esse trabalho dar um resultado eficaz no seu empreendimento, é bom o investidor ter a noção de que gestão em redes sociais não é um serviço gratuito ou baratinho. Ele requer tempo, paciência, dedicação e uma boa dinâmica para saber lidar com os obstáculos da internet. Não adianta produzir uma página sem saber o que escrever, como proceder e qual a melhor maneira de chegar no cliente. Algumas vezes, é necessário que essa mesma pessoa que cuida das redes sociais também tenha um acesso direto a telefones celulares que tenham Whatsapp, outro recurso muito usado e necessário nas novas formas de comunicação. Além disso, esse sim é um serviço de graça. Porém, para todo esse esforço não ser em vão, é melhor que o administrador invista numa empresa ou em apenas um profissional de Social Media que saberá cuidar dessas contas. E ele irá trabalhar com situações como:
Redes Sociais e sua forma leve
Esse serviço nada mais é que introduzir o seu negócio com o grande público. Geralmente os marketeiros utilizam das Fanpages do Facebook, as contas do Twitter e de logins feitos no Instagram para começar a infiltrar a sua empresa no mundo digital. Essas redes possibilitam saber que não apenas de palavras difíceis vive o seu empreendimento. Ele também é feito de pensamentos, tiradas inteligentes e gifs animados toda sexta-feira. É possível mesclar o sério com o descontraído nas redes sociais. Porém, nem todos sabem até que ponto dosar e aí que entra o profissionalismo de um Social Media.
Rankeamento e engajamento da marca
Mais importante do que estar dentro das redes e estar no topo delas. Para se ter uma imagem positiva diante do mundo digital,é de grande importância se estar num patamar de posicionamento considerável. Para ser lembrado, é necessário estar sempre em evidência. E o marketing digital ajuda nesse ponto. Ela impulsiona a sua marca para ficar na vitrine e chama o público para ficar próximo a ela, sempre monitorando em que grau está a sua empresa.
Interagir com o público alvo
Mantendo um perfil ativo na internet, é possível que mais pessoas cheguem até você para se comunicar. Tirar dúvidas da empresa, saber algo mais sobre o seu produto, conhecer mais a sua marca, isso tudo é possível quando você chega com um veículo mais próximo da rede popular. Hoje é muito difícil que os navegadores procurarem pelo nome em veículos de busca para ir até o site da empresa. A facilidade das fanpages e da comunicação direta nas postagens em linhas do tempo ou por mensagens via “in box” possibilita que essa interação seja mais profunda e dinâmica. E assim, mais empresas apostam nesse tipo de serviço.
Todas as formas de comunicação são válidas e possíveis. Porém, é muito importante que as empresas se conscientizem de chamar um profissional para cuidar desse tipo de negócio. A profissão do marketeiro, do jornalista, do social media, está fixada para tal. E a especialização nesse tipo de negócio faz o seu empreendimento ter uma imagem mais correta.
Invista na sua empresa e aposte no Social Media.
Comments