Você sabe aproveitar memes?
- Tábata Machado
- 22 de abr. de 2016
- 2 min de leitura

Você sabe o que são memes? O termo é conhecido e utilizado na web, referindo-se ao fenômeno de viralização de uma informação, ou seja,qualquer vídeo, imagem, frase, ideia, música e etc, que se espalhe entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade. Diferentona, acabou Jéssica?, Thuf Life, entre outros são constantemente aproveitados pelas marcas. Porém você sabe quando deve usar e se sua marca terá um retorno positivo com o meme? Para auxiliar sua vida a Ser Conteúdo Estratégico dá cinco dicas para você poder pegar a onda sem crise de imagem.
Análise seu público
Seu público entenderá a referência? A cada novo meme são usadas personalidades, filmes, arte, entre outros, mas se você acredita que seu cliente não reconhecerá a referência realizada pelo meme não vale a pena o uso. Além de se perder na sua page, ele ainda poderá direcionar seu conteúdo para um público diferente do que você deseja. Claro conhecer seu cliente alvo é fundamental para esta etapa.
Ofensas não vale
Pensando nas questões sociais é importante ressaltar que todo seu conteúdo deve evitar polêmicas. Incluir politica, religião, futebol, assuntos que dividem a sociedade podem ser um tiro no pé. Para evitar isso pense se o meme ofende a alguma norma ou lei da sociedade, bem como se alguém pode se ofender com o conteúdo e evite publicá-lo. Isso se aplica ao meme e a qualquer conteúdo que conste na página.
Não corrompa a marca
Sua marca precisa se consolidar em missão, visão e valores fortes, sendo assim qualquer post que não seja condizente com um dos pilares da empresa não deve ser publicados. Um negócio que estimule o bem estar e a medicação utilizar um meme que incita ou inclui a violência além de causar um ruído na comunicação pode gerar controvérsia e perca de público. Atenção aos detalhes é fundamental.
Sucesso não é para todos
Se você acha que gerenciar um viral é fácil provavelmente não deva promover um conteúdo desta forma. Conquistar um viral é um sonho para muitas marcar, mas pode vir acompanhado de uma avalanche de contatos, reclamações, concorrentes interagindo e muitas outras situações que devem ter a atenção total do empresário e claro da equipe de comunicação da marca que deve gerir todos os acontecimentos para evitar o fogo de palha e a uma possível crise de comunicação.
Facebook ou Insta?
Escolher a melhor plataforma para ser usada é necessário para conduzir corretamente seu meme. O público de cada rede, bem como a associação com o melhor meme, assunto, atualidade e temporalidade contam. Além de Facebook, Twitter, Instagram, Tumblr, são algumas opções de redes sociais para explorar seu meme, mas sem esquecer de realizar a análise primeiro.
Comments